2011

2011
" Ano de Aliança e Sacrifício"















quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bíblia – Uma carta de amor


A Bíblia é mais que um livro empolgante, é a admirável e especial carta de amor de Deus para você. Nela, Deus fornece informações sobre si mesmo e sobre cada um de nós. Explica definitivamente quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

A história da Bíblia foi vivida pelo povo pobre e excluído de Israel, sendo transmitida de geração para geração, por cristãos zelosos, através da fala. Depois, os chamados “escribas” passaram para o papel essas histórias e assim os antigos pergaminhos foram escritos ao longo de 1600 anos aproximadamente, de 1.513 a.C a 98 d.C. A palavra grega biblia, da qual vem a palavra “Bíblia”, significa “livrinhos” e para escrevê-los, Deus escolheu cerca de 40 homens, de diversos lugares, das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais, para registrar as suas revelações. Como está em Jeremias 36:2,4 “Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei a ti, desde os dias de Josias até hoje. Então Jeremias chamou a Baruch, filho de Nerias; e escreveu Baruch, da boca de Jeremias, todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha revelado, no rolo de um livro.” Todos os livros têm harmonia entre si e o mesmo tema está em todos eles. É por essa unidade de mensagem, que parece que foi somente um homem que escreveu. Isso é incrível! É certo que cada uma dessas pessoas usou os seus talentos individuais para escrever os propósitos das Palavras Sagradas, mas foram inspirados por um só Deus. Há pessoas que tem a dificuldade de aceitar a ideia de que Deus usou homens para se comunicar com outros homens. No entanto, cabe afirmar que, embora alguns homens tenham sido usados para escrever a Bíblia, ela é essencialmente um livro divino. A Bíblia diz em 2 Pedro 1:21 “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”. Deus registrou nela o que é necessário para conhecê-lo e amá-lo, para amarmos o nosso próximo como a nós mesmos. Ele deixou com eles a mensagem para nos mostrar os caminhos da felicidade e da salvação.

Deus nos deu um manual de vida e precisamos seguir esse manual, para que possamos encontrar o caminho da verdade, onde possamos saber dos desejos e das intenções Dele para as nossas vidas. Ele deixa isso claro em Salmos 102:18 “Isto se escreverá para a geração futura; e o povo que se criar louvará ao Senhor”. Todas as Suas recomendações estão escritas na Bíblia, se nós não lermos, não ficaremos sabendo da amizade íntima que Deus quer ter conosco. A Palavra de Deus está sempre ao alcance da mão e do coração de quem O segue, Ele nos ama e quer que sejamos felizes, quer o melhor para nós. Mas, muitas vezes nós somos o maior empecilho da nossa felicidade, para isso não acontecer, deixe a porta do seu coração aberta para Deus, para Jesus Cristo e para o Espírito Santo. Como nos revela em 2 Coríntios 13:13 “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, seja com vós todos! Amém”. O desejo de Deus está em 1 Timóteo 2:3-4 “Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”

A Bíblia deve ser lida sempre na presença do Espírito Santo e a cada palavra, perceber e ouvir a Voz de Deus em nossos corações, quanto mais intimidade estivermos com Ela, mais intimidade teremos com o próprio Deus, nosso Pai. A Bíblia é um guia para nossos caminhos e atitudes. Podemos ler em Provérbios 2:1-6 “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz, se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.” A palavra de Deus nos faz sábios, prudentes e sensatos, por isso temos a necessidade da escuta e da interiorização da Bíblia. Está assim em João 6:63: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos disse são espírito e vida”.

A postura diante da Bíblia determinará as nossas atitudes, podemos ler em 2 Timóteo 3:16,17 “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. O dia em que o homem aceitar que a Bíblia é a Palavra de Deus e tomar os princípios e aplicá-las na vida, ele estará instruído para toda a obra e será um ser humano realizado. Deus tem um amor infinito por nós. Revelado em Mateus 11:15 “Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças, para glória de Deus.”

A Bíblia é realmente o único guia seguro e confiável, cujos preceitos morais e espirituais devem ser aplicados para melhor direcionamento da vida. Ela dá força interior e sustenta a capacidade de passar imune pelas tentações que nos rodeiam, oferecendo ajuda quando o caminho é incerto. Está escrito em Josué 1:7,8: “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que o meu servo, Moisés, te ordenou: dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas, por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.” Por meio dela passamos a conhecer melhor a Deus, este conhecimento íntimo nos impele a servi-lo e a fazer sua vontade, é justamente isso que faz que a vida tenha uma razão de ser, um objetivo.